100 defendem SNS no Hospital de Vila Franca de Xira
- Jorge Talixa
- 7 de abr.
- 1 min de leitura

Cerca de uma centena de manifestantes concentrou-se, na manhã desta segunda-feira, em frente do acesso principal do Hospital de Vila Franca de Xira, defendendo o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e rejeitando parcerias público-privadas (PPP) que “favoreçam” grupos privados.
A manifestação foi promovida pela Frente Comum de sindicatos da função pública (afecta à CGTP) e repetiu-se noutros oitos locais do País. Visou assinalar o Dia Mundial da Saúde e afirmar a defesa dos serviços públicos de saúde.
Sebastião Santana, coordenador da Frente Comum, criticou as mais recentes decisões do Governo de avançar com novas PPP na saúde e realçou a participação de profissionais do Hospital de Vila Franca de Xira nesta iniciativa.
No final foi aprovada, por unanimidade, uma resolução que sublinha que, “apesar do desinvestimento de sucessivos governos, o SNS continua a dar resposta à nossa população”. O documento considera que “a defesa e o reforço do SNS é a defesa da democracia” e preconiza “o efectivo reforço de funções do SNS, dotado de mais médicos e mais recursos”.
Defende, igualmente, a valorização dos trabalhadores do SNS, o investimento em políticas sérias de promoção da saúde e a contratação de mais profissionais. Nesta concentração participaram, também, representantes de organizações de utentes de Alverca, Castanheira e Vila Franca de Xira.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana