CBEI em projecto internacional de apoio a idosos
O Centro de Bem-Estar Infantil (CBEI) de Vila Franca de Xira celebrou, esta terça-feira, um protocolo de colaboração com uma associação espanhola de apoio a idosos com problemas de demência e às respectivas famílias. O acordo agora assinado deverá permitir desenvolver projectos transnacionais de apoio à terceira-idade, envolvendo também uma instituição francesa.
Historicamente vocacionado para o apoio à infância, o CBEI pretende alargar progressivamente a sua actividade a outras áreas, designadamente o apoio à terceira-idade. De acordo com os responsáveis da instituição vila-franquense já estão a ser dados passos para a criação de um serviço de apoio domiciliário e o passo seguinte será instalar um centro-de-dia e espaços de actividades para idosos em diversos domínios.
Estes projectos deverão dar prioridade a utentes com problemas de Alzheimer ou de outras demências. A formação de cuidadores será outra das vertentes previstas.
Neste âmbito, o protocolo agora celebrado com a Asociación de Familiares de Enfermos de Alzheimer y Otras Demencias de Galicia (Afaga) criará condições para desenvolver projectos transnacionais que deverão ser candidatados a fundos comunitários. A parceria envolve, igualmente, uma instituição francesa.
O presidente da Afaga disse, ao Voz Ribatejana, que as realidades da Galiza e de Portugal são muito semelhantes, com uma população progressivamente mais envelhecida que precisa de novas respostas sociais. A Afaga tem actividade em vários pontos de Espanha e privilegia projectos que vão ao encontro das pessoas, numa perspectiva de proximidade.
A preparação dos familiares de doentes de Alzheimer e de outras demências é outra das preocupações da instituição espanhola.
Depois de visitas às instalações do CBEI e da Junta de Vila Franca de Xira, o protocolo entre o CBEI e a Afaga foi assinado no salão nobre dos Paços do Concelho.
Saiba mais na Edição impressa de 28 de Fevereiro do Voz Ribatejana