Fogo de Samora dominado durante a madrugada
(em actualização)
O incêndio de grandes proporções que consumiu mato e floresta na zona de Pancas, no sul da freguesia de Samora Correia, foi dado como dominado às 4h27 da madrugada de domingo. No local mantêm-se, no entanto, 138 operacionais e 50 viaturas para operações de rescaldo e de prevenção para eventuais reacendimentos, tendo também em conta que se prevêem ainda para hoje temperaturas superiores a 40 graus.
O trânsito foi, entretanto, reaberto no troço da Estrada Nacional 118 (EN 118) que liga o Porto Alto a Alcochete, mas as autoridades acompanham a situação com alguma preocupação, devido às altas temperaturas, à vegetação seca e à possibilidade de ventos significativos na tarde de domingo. O fogo de Pancas deflagrou cerca das 13h00 de sábado, não ameaçou edificações, mas mobilizou mais de 200 efectivos e dois meios aéreos.
Na região há registo também de incêndios de dimensão relevante em Alcanede (Santarém) e na zona de ligação entre os concelhos de Azambuja e de Rio Maior.No combate ao incêndio de Pancas (sul da freguesia de Samora Correia) participaram as corporações de Samora Correia, Benavente, Coruche, Almeirim e Alcochete, que receberam também o apoio de meios de outras corporações do distrito de Setúbal.
Para domingo, o Instituto do Mar e da Atmosfera prevê ainda temperaturas acima dos 40 graus para quase todo o território português e uma redução progressiva destes valores extremos a partir de segunda-feira.