Forcados promovem marcha contra discriminação
O Grupo de Forcados de Vila Franca de Xira e a Associação Nacional de Grupos de Forcados organizam, no próximo sábado, uma “Marcha Taurina” pelas ruas da cidade vila-franquense, iniciativa que pretende protestar contra a alegada “discriminação” do sector por parte do Governo.
A marcha tem início previsto para as 10h00, junto à Praça de Toiros Palha Blanco, e segue em direcção ao Largo da Câmara. Os organizadores asseguram que serão respeitadas as regras de distanciamento social e que será obrigatório o uso de máscara.
“Porque nos afirmamos na luta pela preservação das nossas tradições e valores, promovemos esta iniciativa para que todos os amantes da Festa Brava possam mostrar a sua indignação sobre a maneira discriminatória e displicente como somos tratados por quem nos devia representar”, sustenta o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira (GFAVFX), que prevê uma adesão “enorme” a esta Marcha Taurina.
“Todas as atividades culturais têm permissão para retomar os espetáculos seguindo as normas da DGS e as praças de touros continuam fechadas por uma ditadura do gosto, deixando assim milhões de pessoas sem acesso à cultura e milhares de famílias sem acesso aos seus rendimentos. Cultura não se censura”, acrescenta o GFAVFX, realçando que a iniciativa já tem o apoio das “forças-vivas” de Vila Franca.
“Numa altura em que setor tauromáquico está sob ataque severo, a aficion vila-franquense vai sair à rua para defesa dos seus direitos e afirmação dos seus valores. Já contamos com o apoio de todas as forças vivas da cidade Vila Franca de Xira, e por aí será um evento com uma dimensão enorme”, prevê Vasco Pereira, cabo dos Forcados Amadores de Vila Franca.
Também o Clube Taurino Vilafranquense já manifestou o seu apoio a esta iniciativa, considerando que será uma forma de mostrar o descontentamento do sector “contra as perseguições de que tem sido alvo por parte do governo”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana