“A Caminho do Colete” mobiliza tertúlias
As tertúlias tauromáquicas de Vila Franca de Xira voltam a ter um papel de relevo na dinamização de actividades de “aquecimento” para o Colete Encarnado. Desta vez, na semana que antecede o Colete, de 24 a 29 de Junho, haverá actividades diárias, subordinadas ao lema “A Caminho do Colete”.
Guilherme Nunes, presidente da Associação de Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira (ATTCVFX), sublinha que “as tertúlias tiveram um envolvimento muito positivo e muito caloroso que contribuiu para o sucesso da Festa em 2022.
Desta vez estamos a preparar actividades para a semana que antecede o Colete Encarnado. Um conjunto de iniciativas que vamos intitular “A caminho do Colete”, salienta, vincando que o objectivo é envolver ainda mais as tertúlias e os tertulianos numa espécie de “pré-Colete Encarnado”.
“Acredito que vão ser iniciativas muito participadas. Vamos iniciar no dia 24 com o Tertúlias na Rua no Jardim Municipal Constantino Palha. Vai haver mais animação durante esse dia. É o arranque deste caminho. Depois, no dia 25, vamos ter uma iniciativa da tertúlia A Padroeira dos Campinos numa parceria com o GART (paletes pintadas como burladeros).
No dia 26 haverá uma conversa tertuliana. Vamos reactivar a parceria com o Clube Taurino Vilafranquense e vamos realizar uma conversa sobre o Colete Encarnado de antigamente, da actualidade e do que irá ser no futuro”, precisou Guilherme Nunes, frisando que o programa prossegue, no dia 27, com um “Sunset Tertuliano” junto à tertúlia Cirófila, no cais de Vila Franca de Xira.
Já no dia 28 terá lugar um colóquio, promovido pela tertúlia Zás e Vira, subordinado ao tema “A Vida do Campino”, que contará com a presença de 3 campinos. Este “A Caminho do Colete” culmina no dia 29 com o tradicional jantar das tertúlias na Praça de Toiros Palha Blanco.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana