Alhandra inaugura memorial de homenagem aos combatentes

A poucos metros do monumento ao 25 de Abril, junto ao principal acesso à urbanização da Chabital, a Junta da União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz inaugurou, no domingo, um memorial de homenagem aos combatentes da união de freguesias. O projecto foi desenvolvido em articulação com o Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes (NVFXLC).
Armindo Silva, presidente do NVFXLC, realçou o apoio que a Junta alhandrense sempre tem dado às actividades do Núcleo e a forma como tem mantido os talhões dos combatentes nos cemitérios locais. Assegurou que este vai ser também, no futuro, um local para realização de diversas cerimónias ligadas aos combatentes e antigos combatentes.
Mário Cantiga realçou o trabalho de António Silva, autor do painel de azulejos que marca o memorial e sublinhou a forte ligação da união de freguesias à luta pela democracia. Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, destacou a dinâmica do Núcleo de Vila Franca da Liga dos Combatentes e o excelente local escolhido para este memorial.
“Sem forças armadas não há defesa da nossa soberania, por isso as forças armadas são uma instituição absolutamente essencial para a nossa independência”, referiu a ligação do concelho às forças armadas portuguesas, com as antigas escolas da marinha e com o actual Depósito de Material da Força Aérea.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana