Alverca tem cinco dias de festa e marchas populares
As Festas da Cidade de Alverca e de São Pedro decorrem já de 26 a 30 de Junho, com um programa muito diversificado e a promessa de muita animação no espaço da feira semanal, junto ao Estádio do Futebol Clube de Alverca. Com 40 stands de expositores e seis tasquinhas gastronómicas, as Festas de Alverca integram, também, divertimentos para todas as idades e um programa de animação bastante preenchido.
O desfile de cinco marchas populares na Avenida Capitão Meleças é uma das principais novidades. “Este ano regressámos ao modelo dos cinco dias, porque o calendário já nos permite fazer isso e, no ano passado, com sete dias, tivemos que ser mais criativos nessa programação. Tivemos uma noite popular com baile e uma noite com grupos locais.
Este ano, o cartaz, embora diversificado, não é homogéneo naquilo que são os custos. Temos o dia onde o investimento é mais forte no dia de encerramento em que temos os cabeças de cartaz (HMB). Os outros são mais modestos em termos de custo”, assegura Cláudio Lotra, presidente da Junta de Alverca e Sobralinho, vincando que, “ao contrário do que possa parecer, a contratação de artistas não representa a maior fatia dos custos.
O aluguer de estruturas, palco, som, luz, geradores, stands, representam um custo maior do que a contratação dos artistas”, sustenta o autarca do PS, admitindo que “a estrutura da festa será muito semelhante ao ano passado. Vamos ter 40 stands, dez para associações e 30 para empresas e outros expositores. Vamos ter seis tasquinhas à mesma, felizmente com mais associações.
O ano passado das seis, só duas é que eram de associações e, este ano, vamos ter quatro, o que demonstra o interesse que as associações estão a ter na festa”, realça Cláudio Lotra, explicando que as associações não pagam nada pelos stands de exposição e que as empresas pagam 300 euros. Nas tasquinhas, os valores andam entre os 700/800 euros para associações e os 1200 para empresas.
Desfile de marchas é a maior novidade
Depois de alguns anos de adormecimento, a Junta de Alverca e Sobralinho vai, agora, tentar recuperar a tradição do desfile de marchas populares nas Festas de São Pedro. “As marchas populares faziam parte da tradição das festas desde há muitos anos. Tivemos aqui uns anos em que não se realizou e, o ano passado, lançámos o desafio à Associação de Reformados de Alverca (ARPIA) e a ARPIA trouxe a sua própria marcha para a rua num dos dias da festa.
Aquilo que decidimos foi retomar um pouco a tradição e, em cooperação mais uma vez com a Associação de Reformados, vamos ter de novo as marchas populares a desfilar na Avenida Capitão Meleças, na noite de dia 29”, sustenta Cláudio Lotra, frisando que vão participar cinco marchas populares – ARPIA de Alverca, Associação de Reformados do Sobralinho, Clube Arrudense, Santo Antão do Tojal e Olivais.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana