Apanhar autocarros... só se for de barco!
A paragem de autocarros situada na entrada Norte de Vila Franca de Xira, junto ao talude da auto-estrada, é um exemplo paradigmático de falta de condições. Como se não bastasse não ter qualquer tipo de abrigo e o facto do passeio estar frequentemente danificado, basta cair alguma chuva para toda aquela área ficar completamente alagada.
O lençol de água estende-se por largas dezenas de metros e mantém-se, por vezes, por vários dias. É caso para dizer que só algum passageiro de transportes públicos mais corajoso é que consegue “apanhar” autocarros nesta paragem. Das duas uma, ou compra umas boas galochas ou então, provavelmente, só de barco é que consegue chegar à paragem.
E mesmo que o consiga fazer, sujeita-se a um bom “banho” sempre que algum veículo decida “atravessar” o lençol de água. Tudo isto se passa no troço da Estrada Nacional 1 que marca entrada Norte de Vila Franca de Xira e já é tempo da Infraestruturas de Portugal e das autarquias locais fazerem alguma coisa para melhorarem a situação dos peões e dos passageiros de transportes públicos que por ali passam.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana