Associação das Quintas assinala 56 anos das cheias
A Associação Cultural e Recreativa do Lugar das Quintas assinala, nos dias 25 e 26 de novembro, os 56 anos da tragédia que em 1967 assolou a região e vitimou mais de metade da população da aldeia. As cheias que assolaram a área da Grande Lisboa manifestaram-se intensamente nos concelhos de Vila Franca de Xira, Alenquer e Arruda e em particular no lugar das Quintas, inundado pelas águas do rio Grande da Pipa, empurradas também pela subida das águas do Tejo.
“Na aldeia do Lugar das Quintas, Freguesia de Castanheira do Ribatejo, foi onde a noite e a água ceifou mais vidas, levando consigo mais de metade da população, famílias inteiras. Essa mesma noite batizou o Lugar das Quintas como a "Aldeia Mártir do Ribatejo", salienta a colectividade local que, no fim-de-semana de 25 e 26, organiza homenagens e momentos solenes.
O programa integra, no sábado, missa e vigília junto ao monumento de homenagem às vítimas das cheias de 1967. No domingo, pelas 16h00, no mesmo local será prestada às vítimas da tragédia que atingiu o Lugar das Quintas. Estas iniciativas têm, também, o apoio da Junta da Castanheira e Cachoeiras e da Câmara de Vila Franca de Xira.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana