Castanheira e Cachoeiras têm mais de 7700 utentes sem médico
O único médico do quadro que ainda prestava serviço no Centro de Saúde de Castanheira do Ribatejo saiu em Dezembro, depois de ter pedido transferência para a Unidade de Saúde Familiar de Samora Correia. A União de Freguesias da Castanheira e Cachoeiras tem, nesta altura, todos os seus 7730 utentes inscritos sem médico de família. De acordo com a Comissão de Utentes da Castanheira e Cachoeiras, o centro de saúde castanheirense também não tem médicos tarefeiros que façam algumas horas e o único recurso da população é solicitar a marcação de consultas no próprio centro de saúde ou através da linha SNS 24.
O problema, sublinha Pedro Gago, presidente da Comissão de Utentes, é que essas consultas de recurso obrigam a deslocações para Vila Franca, para o Forte da Casa ou para Benavente e já aconteceu as pessoas terem consultas marcadas, deslocarem-se, e os médicos não comparecerem. A Comissão de Utentes da Castanheira e Cachoeiras já pediu uma reunião urgente ao presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Estuário do Tejo para abordar este problema.
Entretanto, a Comissão pretende entregar, no dia 24, no Ministério da Saúde, um abaixo-assinado com 1500 subscritores que reclama a colocação de médicos na unidade de saúde da Castanheira que, nesta altura, segundo os utentes presta apenas algum serviço de enfermagem. A Comissão equaciona a realização de outras iniciativas para denunciar a gravidade da situação.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana