Castanheira recebeu Dia Municipal do Bombeiro
O Dia Municipal do Bombeiro do Concelho de Vila Franca de Xira foi celebrado, este domingo, na Castanheira do Ribatejana. O dia de homenagem e de confraternização dos “soldados da paz” foi assim assinalado pela trigésima-quinta vez. Para além dos discursos oficiais e do desfile de efectivos e de equipamentos, foi inaugurada uma nova viatura da Associação de Bombeiros da Castanheira e foram distinguidos 32 bombeiros pelos seus anos de dedicação.
“É um dia para agradecer a vossa generosidade, coragem e trabalho” e homenagear “os homens e mulheres que trabalham de dia e de noite, todo o ano, para garantir a segurança das populações de todo o Município”, afirmou Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, que anunciou que, nos próximos dias, irão decorrer reuniões com os corpos de bombeiros para “organizar a parte administrativa dos apoios e benefícios aprovados pela Câmara Municipal para os bombeiros”.
Também será discutida nessas reuniões a criação da Central de Operações Municipal, “investimento que pretende articular o trabalho de todas as corporações de bombeiros do Concelho”. E serão ainda analisados os protocolos com as diferentes corporações “de forma a assumir a figura de contrato-programa”, sublinhando que se pretende “criar uma Proteção Civil mais integrada". Nas cerimónias da Castanheira foram distinguidos 13 bombeiros com 10 anos de serviço, onze com 20 anos de serviço e oito com 30 anos de serviço.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castanheira do Ribatejo recebeu, este ano, a organização do Dia Municipal do Bombeiro. No seu discurso, a vice-presidente Andreia Neves, em nome do presidente da Associação, afirmou que “precisamos de mais incentivos para que mais voluntários apareçam e, quem sabe, se tornem profissionais” e deixou o pedido “de um quartel novo para fazer jus ao crescimento da corporação.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana