Causas e consequências da legionella em debate no Forte da Casa
“Legionella 10 anos depois – Causas e Consequências” é o tema de um debate que a Associação de Apoio às Vítimas da Legionella no Concelho de Vila Franca de Xira (AAVL-VFX promove, no próximo sábado, numa altura em que se cumprem dez anos sobre um dos maiores surtos de legionella de sempre, que provocou pelo menos 12 mortes e terá infectado mais de 400 pessoas.
A iniciativa terá lugar nas instalações da Delegação da Junta da Póvoa e do Forte na vila do Forte da Casa (Rua Padre Américo) e pretende reflectir sobre o impacto de toda esta situação nas freguesias da Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa e Vialonga.
“Homenageamos as 12 (doze) vítimas mortais ocorridas na altura, assim como as vítimas que faleceram em resultado das sequelas deixadas pela bactéria e outras que ficaram com graves problemas respiratórios permanentes”, sublinha a AAVL-VFX, frisando que para a iniciativa foram convidadas várias personalidades da vida pública do concelho e da freguesia e personalidades ligadas à saúde e à investigação.
O debate tem o apoio da Junta da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa e da Câmara de Vila Franca de Xira. Recorde-se que 73 das vítimas chegaram a acordo e receberam indemnizações das empresas arguidas no processo-crime suscitado pelo surto. Mas as restantes 330, a quem não foram feitas análises para identificar a estirpe que as contaminou, não receberam qualquer tipo de indemnização.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana