Colóquio debate “pegada ambiental” das ganadarias
“Pegada Ecológica na Criação do Toiro de Lide - Contributo para a Sustentabilidade" é o tema de um colóquio que as tertúlias “O Aficionado” e “O Chocalho” organizam, na tarde deste sábado (dia 9), em Vila Franca de Xira. A iniciativa terá lugar no espaço do antigo restaurante “O Redondel”, nas arcadas da Praça de Toiros Palha Blanco, a partir das 16h00. Conta com um leque de quatro oradores de áreas diversificadas como a criação de toiros de lide, a agronomia, a biologia e a engenharia florestal.
Nelson Lima e Victor Batalha, responsáveis das duas tertúlias de Vila Franca de Xira, explicam, ao Voz Ribatejana, que o tema deste colóquio surge porque “é um assunto que está na atualidade e que pensamos que pode ser abrangente, não só para os taurinos, mas também para os que se interessam pela preservação do planeta. Por outro lado, é nossa intenção que, com uma boa divulgação, este tema possa trazer também pessoas de fora de Vila Franca”, sublinham.
Para o painel de oradores foram, assim, convidados Joaquim Grave (ganadeiro, veterinário e doutorado na área da produção animal), Cláudia Marques da Silva (licenciada e doutorada pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, onde é professora), Nuno Matos (licenciado em biologia, mestre em gestão de recursos naturais, especialista em impactes ambientais e professor na Escola Agrária de Santarém) e Miguel Bugalho (licenciado em engenharia florestal e professor na Escola Superior de Agronomia de Lisboa).
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana