top of page
Banner VozRibatejana_Digital_178x66mm.jpg
image001 (5).png
MercadoNatal CC Mina.png
Foto do escritorJorge Talixa

Câmara de Vila Franca reclama enterramento da Linha do Norte


Seis meses depois da apresentação da proposta da Infraestruturas de Portugal (IP) para a quadruplicação da Linha do Norte entre Alverca e a Castanheira, a Câmara de Vila Franca de Xira discutiu e aprovou uma tomada de posição formal em que sustenta que a melhor opção em termos urbanísticos é o “enterramento” das quatro linhas entre Alhandra e Vila Franca.


Esta posição da Câmara foi aprovada por maioria, com votos favoráveis de PS, coligação Nova Geração e Chega. Os vereadores da CDU também apontaram o “soterramento” da via-férrea como melhor opção, mas colocaram reservas ao “texto” proposto pelo presidente da Câmara, considerando que não deveria afastar completamente a possibilidade de construção de uma nova linha dedicada à alta velocidade na zona poente do concelho se o enterramento for considerado inviável.


Nova Geração e Chega apoiaram os termos da tomada de posição proposta por Fernando Paulo Ferreira, com o social-democrata David Pato Ferreira a salientar que foi o PSD quem primeiro defendeu o enterramento da Linha do Norte na travessia de Vila Franca, já em 1998.


Barreira Soares, vereador do Chega, considerou que a Câmara deveria contratar uma equipa ou um gabinete especializado para poder avaliar em maior profundidade e rebater, se for caso disso, os argumentos da IP. Anabela Barata Gomes, vereadora da CDU, defendeu que a possibilidade de construção de uma linha autónoma para os comboios de alta velocidade não devia ser, desde já, descartada.


Na tomada de posição agora aprovada, a Câmara vila-franquense considera que “em termos urbanos ideais, a melhor opção será a do enterramento das quatro linhas, devendo a IP revisitar esta possibilidade, para ver efetivamente da sua viabilidade, abrangendo as áreas dos dois núcleos urbanos em causa (Alhandra e Vila Franca).


Por isso, a edilidade sustenta que “a IP deverá estudar melhor esta opção com urgência, para que isso não atrase a quadruplicação das linhas, sob pena de um isolamento do sistema ferroviário urbano das localidades de Vila Franca de Xira e Alhandra”.


O documento agora aprovado diz, ainda, que os impactos de uma nova linha dedicada à alta velocidade seriam mais extensos no conjunto do território concelhio, uma vez que a intervenção criaria uma nova faixa/canal de servidão com mais de 20km de extensão, obrigando a impactantes constrangimentos quer à circulação rodoviária quer a construções pré-existentes. Nesse sentido, a Câmara considera que essa possibilidade deve ser “descartada”.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


ezgif.com-animated-gif-maker(1).gif
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
AGE CTV 20250108 Convocatoria-page-001-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita PSIRIA 7dez24.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

bottom of page