Dez colhidas e dois feridos graves nas largadas da feira
Ao longo dos dez dias da Feira de Vila Franca de Xira registaram-se 121 situações de pessoas que necessitaram de assistência, quase sempre por questões ligeiras. Nas cinco largadas de toiros, de acordo com a Câmara vila-franquense, verificaram-se 39 ocorrências, dez das quais relacionadas com colhidas ocorridas dentro do recinto, que motivaram dois casos de ferimentos graves.
Nas restantes situações relacionadas com as esperas e largadas, que envolvem também quedas e indisposições, registaram-se 37 “feridos leves”. Já nos restantes espaços e actividades da feira verificaram-se mais 82 situações de pedido de assistência, sempre envolvendo “feridos leves”.
Nesta edição da Feira de Outubro, além do reforço de meios dos bombeiros voluntários (viaturas e operacionais) para prevenção às largadas de toiros, “foram também reforçados os meios de prevenção dos bombeiros durante todos os dias de Feira e Salão de Artesanato, com o alargamento do horário de permanência no recinto (dias úteis a partir das 18 horas e sábados, domingos e feriado a partir das 16 horas)”.
O dispositivo organizado pela Protecção Civil Municipal envolveu também uma equipa médica móvel de apoio às largadas e funcionou um “Posto de Comando Conjunto”, com elementos da proteção civil, de comando dos Bombeiros e da PSP.
Na assistência às largadas de toiros estiveram envolvidos 153 operacionais, 10 elementos da equipa médica e 72 viaturas. No dispositivo ligado à feira e ao salão de artesanato participam 80 elementos dos bombeiros e da protecção civil e 20 viaturas.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana