Enfermeiros voltam a paralisar no dia 8 no Hospital
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) convocou nova paralisação para dia 8 de Fevereiro no Hospital de Vila Franca de Xira. De acordo com o SEP, para além de um pedido de reunião à administração do Hospital, foi convocada uma greve nos turnos da manhã e de tarde para dia 8, caso não sejam atendidas as reivindicações enunciadas. “A carência de enfermeiros no Hospital de Vila Franca de Xira é uma realidade evidente.
Esta situação levou, não só à redução de enfermeiros por turno, pondo em causa a qualidade dos cuidados prestados pela instituição, como levou à realização de trabalho extraordinário programado, acumulação de dezenas de feriados não gozados, redução de folgas, aumento do ritmo de trabalho e mantendo, na maioria dos serviços, as 12 horas como período normal de trabalho”, afirma o SEP, considerando que “é fundamental criar condições de trabalho para atrair e fixar enfermeiros e dar resposta às necessidades já evidenciadas pelos mesmos”.
Segundo o Sindicato, com mais esta paralisação, os enfermeiros “exigem” a contabilização de todos os pontos/anos de serviço no SNS para efeitos de progressão, independentemente do mês de entrada, nomeadamente os anos com contrato com vínculo precário e tempo trabalhado noutras instituições.
Reclamam, também, a transição de todos os enfermeiros especialistas para a respetiva categoria e a “urgente” contratação de mais enfermeiros para dar resposta às necessidades. Reivindicam, ainda, a regulação dos horários de trabalho, “aplicando as 35 horas de trabalho por semana, a todos os enfermeiros, permitindo conciliar a vida profissional com a vida pessoal”.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana