top of page
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana_compressed-page-001_edited.jpg
Banner para sitio da Passerelle2.png
Banner Festas Alverca.png
  • Foto do escritorJorge Talixa

Marcelo realça coerência e independência de António


Marcelo Rebelo de Sousa foi o principal convidado da cerimónia de inauguração de três exposições dedicadas aos 50 anos de carreira do cartoonista António, que abriram, no passado domingo, em Vila Franca de Xira.


O Presidente da República destacou a coerência, a consistência e a independência do trabalho de António, que conhece há praticamente 50 anos, desde a altura em que os dois trabalharam no semanário Expresso. Marcelo observou, também, que este espírito livre de António tem muito a ver com a Vila Franca de Xira que o viu nascer.


Patentes no Museu do Neo-Realismo, no Celeiro da Patriarcal e na Biblioteca “Fábrica das Palavras”, as exposições podem ser vistas até 20 de Outubro. Fazem uma retrospectiva completa dos 50 anos de carreira de António na arte do cartoon.


“Foi coerente durante estes 50 anos. É consistente no seu trabalho e é visceralmente independente”, salientou Marcelo Rebelo de Sousa, estabelecendo uma relação entre a carreira de António e os 50 anos da nossa democracia.


Já no final, aos jornalistas, o chefe de Estado referiu-se à relação de António com Vila Franca de Xira. “Vila Franca de Xira é luta pela liberdade. O António é a luta pela liberdade. 50 anos de luta, antes e durante o PREC e o começo da democracia até hoje”, observou, considerando que esta exposição é muito completa.

“Tem aquilo que o António fez pela liberdade e pela democracia, numa terra de democracia e de liberdade”, defendeu o chefe de Estado, que comentou que no máximo só 20 ou 30 por cento dos retratados por António gostarão do que vêem, mas mostrando poder de encaixe ao deixar-se fotografar junto a um dos cartoons que António fez do próprio Marcelo.


António ofereceu uma pequena escultura ao Presidente da República. Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, lembrou o passado da cidade e do concelho na luta pela liberdade.


“Nos 50 anos do 25 de Abril de 1974 Vila Franca de Xira continua com a mesma garra na defesa da liberdade e empenhada na promoção e divulgação da cultura aos mais variados níveis. Cabe-me, enquanto presidente de Câmara, agradecer ao António pelos seus 50 anos de carreira, uma carreira que nos orgulha e que nos faz pensar e inquietar”, sublinhou o edil.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana


anuncio-ajustado.jpg
cartaz_mupi_grcbr-2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
christmas-1089310_960_720_edited.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheitas julho 2024 PSIRIA.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page