Novas ruas de Vila Franca homenageiam médicos
- Jorge Talixa
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Duas novas ruas da cidade de Vila Franca de Xira foram inauguradas na manhã deste domingo. Inserem-se no complexo do Campus de Saúde, mas estão abertas para circulação de todos e passam a integrar a rede gerida pelas autarquias locais.
Por proposta da Misericórdia vila-franquense, aceite pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal, têm os nomes de António Marcelino e de Eduardo Granada, dois conceituados médicos que dedicaram grande parte das suas vidas a Vila Franca de Xira.
Armando Jorge de Carvalho, provedor da Misericórdia de Vila Franca de Xira, realçou a honra e satisfação da mesa administrativa da instituição por poder contribuir para esta homenagem e este reconhecimento a dois ilustres médicos, que foram também directores clínicos do antigo hospital da Misericórdia.
“Quando, em 2016, iniciámos este processo de requalificação deste espaço, foi sempre nossa intenção prestar esta homenagem, porque não temos memória curta”, salientou Armando Jorge de Carvalho, frisando que esta área da cidade (zona do antigo hospital) passa a ter cinco artérias com nomes de cinco destacados médicos da região: António Marcelino, Eduardo Granada, Luís César Pereira, Sousa Martins e Prof. Reynaldo dos Santos.

Já Ricardo Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca, sublinhou que a autarquia local aprovou, em Novembro de 2023, a proposta da Misericórdia de atribuição dos nomes destes conceituados médicos a estas duas novas ruas da cidade.
“Eram pessoas de fazer, mas não eram pessoas de mostrarem o que faziam. Esta é uma forma de os homenagear e de nos aproximarmos um pouco do que estas pessoas foram”, referiu, agradecendo aos familiares dos homenageados e a todos os presentes.
A Rua Eduardo Granada segue entre a Unidade de Cuidados Continuados e a clínica de ambulatório do Campus de Saúde, no percurso do antigo acesso às urgências do antigo hospital.
Já a Rua António Marcelino será o principal acesso a todo o complexo, desenhando-se a partir da Estrada de Arruda e da zona da antiga morgue. O Campus de Saúde no seu conjunto deverá ser inaugurado em Maio.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana