Números da covid-19 elevados e mais 10 mortes
A incidência da covid-19 continua elevada na região e o concelho de Vila Franca de Xira mantém-se acima dos 3 mil casos. Embora registe agora menos 417 casos de infecção do que no início da semana anterior, o município vila-franquense soma, ainda, assim, 3 216 casos activos confirmados e registou mais dez vítimas mortais da pandemia na última semana. O número de casos activos de covid-19 no concelho de Vila Franca de Xira situava-se, na segunda-feira, nos 3 216, menos 417 que no início da semana anterior.
Destes, 36 doentes estão em situação de internamento hospitalar e os restantes 3 180 em isolamento domiciliário. De acordo com dados recolhidos pelo Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) na última semana registaram-se mais falecimentos de pessoas infectadas com o novo coronavírus, registando o concelho vila-franquense um total de 362 óbitos desde o início da pandemia.
Nesta altura já estão contabilizados quase 84 mil casos de infecção em residentes no concelho, dos quais 80 374 já foram dados como recuperados. As autoridades de saúde têm, ainda, 705 pessoas sob vigilância por contactos de risco.
No que diz respeito às freguesias do concelho de Vila Franca, a União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz conta com 217 casos activos (menos 19 do que no início da semana passada) e a União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho tem, agora, 288 casos activos (menos 231). Já a União de Freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras regista 119 casos activos (menos 20).
As freguesias do sul do concelho são, nesta altura, as mais atingidas, com a União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa a somar 1257 casos activos (menos 132) e a freguesia de Vialonga a contabilizar 1 055 casos activos (mais 11). Já a freguesia de Vila Franca de Xira tem, actualmente, 280 casos activos (menos 26 do que no início da semana anterior).
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana