Rally de Lisboa atravessa concelhos da região
A edição 2024 do Rally de Lisboa realiza-se, na sexta e no sábado, em percursos de nove concelhos da região de Lisboa, incluindo Alenquer, Arruda, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira.
A primeira etapa “corre-se” na tarde desta sexta-feira, com partida junto ao Padrão dos Descobrimentos (Lisboa) e cinco classificativas distribuídas por Mafra, Arranhó (Arruda dos Vinhos), Vila Franca de Xira/Castanheira, Alenquer e Serra de Montejunto.
Já no sábado estão programadas mais oito classificativas que incluem passagens, durante a manhã, por Arranhó, Vila Franca de Xira/Castanheira e Alenquer. A prova termina ao fim da tarde com uma “super-especial” em Cascais.
No total este Rally de Lisboa - Memorial Joaquim Santos inclui 102, 3 quilómetros de classificativas em pisos de asfalto de estradas dos municípios de Lisboa, Cascais, Sintra, Vila Franca de Xira, Alenquer, Cadaval, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos.
“Antevê-se uma prova bastante competitiva, a começar pela discussão do primeiro lugar absoluto, entre os Citroen C3 Rally2 de José Pedro Fontes e do espanhol Diego Ruiloba, com André Cabeças (Ford Fiesta R5) e Paulo Caldeira (Skoda Fabia Rally2 evo) na expetativa, e complementada pelos despiques nos quatro troféus monomarca presentes.
A prova organizada pelo CPKA marca o arranque do Clio Trophy Portugal, com mais de uma dezena de participantes com os Clio Rally5, e será a jornada da Toyota Gazoo Racing Iberian Cup, a que se juntam ainda os pilotos espanhóis tanto da Clio Trophy Spain como da Sandero Eco Cup Spain”, sublinha o Clube Português de Karting e Automobilismo, organizador da prova.
As classificativas obrigam a vários condicionamentos de circulação nas estradas percorridas pelos pilotos concorrentes. No caso do concelho de Vila Franca de Xira, os condicionamentos dão-se a partir da zona do antigo Hotel da Boiça, passando por Loja Nova, Cachoeiras e estradas de ligação aos Cadafais e Castanheira.
Já no concelho de Arruda será afectada a circulação nas zonas de Alcobela de Baixo, Tesoureira, Junta dos Rios, Carvalhal e Texugueira na primeira classificativa 1 e variante Francisco Sá Carneiro, Rotunda da Ajuda, EN 115-4 e Carvalha na classificativa 2.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana