Romaria do Senhor da Boa Morte tem programa alargado
A centenária Romaria do Senhor Jesus da Boa Morte é um dos eventos com mais tradição na região ribatejana. Organizada anualmente na Quinta-Feira da Ascensão (feriado municipal), leva muitos fiéis ao histórico monte do Senhor da Boa Morte, junto a Povos. Mas o programa arrancou no início de Maio, com cerimónia de hastear das bandeiras e encontro sobre as Jornadas Mundiais da Juventude.
E prossegue no domingo com uma sessão sobre o papel das irmandades em Portugal. Teresa Baptista, Elvira Tarracha e Irene Fernandes compõem a Comissão de Festas que, nos últimos anos, “segurou” a Romaria do Senhor da Boa Morte e garantiu que a tradição não se perdia. Agora, a Comissão de Festas do Senhor Jesus da Boa Morte entende que é chegada a hora de transmitir esta responsabilidade à renovada Irmandade do Senhor Jesus da Boa Morte, que foi formalmente reconstituída no passado mês de março.
Em 2024 já deverá ser a Irmandade a assegurar a organização da Romaria. Sobre o programa deste ano, Teresa Baptista, porta-voz da Comissão de Festas, sublinha que, no dia da Romaria propriamente dita (18 de Maio), seguirá o figurino habitual, com encontro de peregrinos em Povos, subida ao monte, eucaristia solene em honra do Senhor Jesus da Boa Morte, procissão e bênção dos campos e da cidade. À tarde destaque para o folclore com o Rancho de Alfarrobeira e para o baile animado por Quim Botas.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana