Salvaterra renova jardim da praça do município
A obra de requalificação e beneficiação do Jardim da Praça da República, em Salvaterra de Magos, foi inaugurada na segunda-feira. Um investimento de 453 mil euros comparticipado por fundos europeus. A intervenção desenvolvida na praça situada em frente do edifício dos Paços do Concelho incluiu a beneficiação das zonas de circulação pedonal e de estacionamento, a plantação de quase duas dezenas de árvores e a colocação de um busto de homenagem ao rei D. Manuel I.
“Além de melhorarmos passeios e zonas de circulação pedonal e de definirmos estacionamentos, ampliámos áreas verdes e de lazer, plantámos mais quase duas dezenas de árvores e reforçámos o mobiliário urbano”, salientou Hélder Manuel Esménio, presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, que se mostrou orgulhoso com o resultado final da obra.
“Há muitas formas de tratar intervenções como a que aqui fizemos, o que nunca aceitámos foi tentar fazer uma réplica do que existiu em dado momento da história, pois não passaria de uma tentativa de imitação, sem valor histórico ou patrimonial”, referiu, acrescentando: “Optámos sim, em respeito a essa história e memória, por deixar painéis em azulejo pintados à mão com algumas imagens que preservam para a posteridade este espaço, as suas vivências e utilizações”, referiu.
A intervenção realizada preservou o busto, que já existia no local, do rei D. Dinis, que outorgou foral a Salvaterra de Magos a 1 de junho de 1295 e dotou a Praça de um outro busto – do rei D. Manuel I, que em 1517 concedeu um novo foral a Salvaterra de Magos. Foi também assinalada, com um elemento vertical em cantaria, a localização que o pelourinho, possivelmente manuelino, teria nesta Praça. “Deixámos apenas um testemunho da sua localização e não uma réplica”, explicou Hélder Manuel Esménio.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana