União de Resistentes reedita desfile de Abril em Vila Franca
- Jorge Talixa
- há 1 hora
- 1 min de leitura

Cerca de 150 pessoas participaram, na manhã de dia 25, no desfile popular comemorativo dos 51 anos da Revolução de Abril realizado, nas ruas de Vila Franca de Xira, pela União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP). A concentração deu-se junto ao monumento de homenagem a Alves Redol e o desfile seguiu em direcção ao Largo da Câmara.
Participaram resistentes antifascistas como António Nabais e José Ernesto Cartaxo e a iniciativa reuniu, também, representantes do movimento associativo, de estruturas sindicais, de organizações de utentes e de partidos políticos. Contou, também, com a participação de representantes da comunidade imigrante. Pedro Pires, em representação da URAP, destacou “as mulheres e os homens que enfrentaram a tortura e a prisão e resistiram ao fascismo, com uma coragem que nos inspira até hoje.

Deixaram um legado que continua a guiar-nos. São a prova viva que a liberdade não se conquista sem sacrifícios e a sua história é um alerta permanente. Nunca podemos dar por garantidos os direitos de que usufruímos”, vincou o jovem Pedro Pires, frisando que “são as novas gerações que devem levar por diante os valores de Abril”.
Já Jorge Carvalho, membro do conselho nacional da URAP, sublinhou que “estamos aqui a celebrar os 51 anos da fundação da nossa democracia, data que assinala a grande transformação da sociedade portuguesa. Homenageamos os homens e as mulheres que, ao longo de 48 anos, não desistiram e não deixaram de lutar”, salientou, lembrando que “no concelho de Vila Franca de Xira foram mais de 200 os presos políticos”.

Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana