Utentes da Castanheira lançam abaixo-assinado para reclamar médicos

Com o Centro de Saúde local reduzido a um único médico do quadro, a Comissão de Utentes da Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras (CUCR) lançou um abaixo-assinado em que reclama a colocação de novos clínicos para os mais de 6 mil utentes sem médico atribuído.
A CUSCRC defende a colocação de pelo menos mais três médicos no centro de saúde local. A situação tem-se degradado, os utente sem médico são encaminhados para serviços de Benavente ou da Póvoa de Santa Iria e, segundo Pedro Gago, presidente da CUSCRC, é urgente reforçar o quadro do Centro de Saúde da Castanheira, onde são já mais de 6 mil os utentes sem médico.
Na última semana abriu-se a possibilidade de atendimento de alguns destes utentes no Centro de Saúde de Vila Franca, mas a medida terá, ainda, um carácter provisório. Certo é que no abaixo-assinado, que vai ser enviado ao Presidente da República, Governo e grupos parlamentares, a Comissão de Utentes denuncia a extrema situação de carência vivida no Centro de Saúde da Castanheira.
Reclama, por isso, mais profissionais, mais material médico para funcionamento do centro de saúde e que sejam retiradas funções de saúde alegadamente “delegadas” às funcionárias administrativas e o pessoal de limpeza e de segurança. Reclamam, ainda, a reabertura do CATUS de Vila Franca de Xira.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana