Utentes de lares com surtos extintos já foram vacinados
Perto de um milhar de utentes e funcionários de lares de idosos e unidades de cuidados continuados do concelho de Vila Franca que tiveram surtos de covid-19 activos no início do ano foram, agora, vacinados. As normas prevêem que não sejam dadas vacinas nas estruturas com surtos activos e a vacinação destas pessoas avançou na semana passada, depois dos diferentes surtos terem sido dados como extintos.
De acordo com Fátima Antunes, vereadora com o pelouro da saúde na Câmara de Vila Franca de Xira, esta fase da operação de vacinação nos lares do concelho envolveu as estruturas residenciais para idosos do Lar Bettel, da APATI (Castanheira do Ribatejo), da Misericórdia de Vila Franca de Xira, da Casa S. Pedro e da Fundação CEBI de Alverca e da Associação de Reformados e Idosos da Póvoa de Santa Iria (ARIPSI).
Abrangeu, igualmente, os utentes e colaboradores da Unidade de Cuidados Continuados da ABEI de Vila Franca de Xira, instalada na freguesia das Cachoeiras. Dentro de poucas semanas, estes utentes e funcionários de lares receberão a segunda toma da vacina. A operação envolve meios do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo e do Serviço Municipal de Protecção Civil de Vila Franca de Xira.
No caso da Casa S. Pedro de Alverca a primeira dose da vacina contra o vírus da covid-19 foi dada, no dia 2, nas suas instalações, na União de Freguesias de Alverca e Sobralinho. "Esta operação foi articulada entre a direção técnica e o grupo de enfermeiros que administraram as vacinas e decorreu de uma forma articulada, revelando-se um sucesso. Este era um momento muito esperado,
que nos permite proteger, não só individualmente contra a doença e as complicações que possam surgir, assim como contribuir para a imunidade de grupo, internamente e na comunidade, reforçando a proteção da saúde pública", informou a Casa de S. Pedro ao Voz Ribatejana.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana e da Vida Ribatejana