Utentes manifestam-se contra fecho parcial das urgências

Comissões e associações de utentes de saúde de toda a região e representações regionais do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) promovem, na manhã deste sábado, uma manifestação de protesto contra o fecho parcial (noites e fins-de-semana) da Urgência de Pediatria do Hospital de Vila Franca, em vigor desde o passado dia 14.
A concentração está marcada para as 10h00 no Largo da Estação de Vila Franca e o desfile dos manifestantes seguirá em direcção ao Largo da Câmara. Os promotores pretendem defender o Serviço Nacional de Saúde e reclamar o rápido regresso da Urgência de Pediatria ao funcionamento normal.
A iniciativa é promovida pelas estruturas regionais do MUSP, pela Associação de Utentes de Saúde de Vila Franca e pelas comissões de utentes dos concelhos de Alenquer e Benavente. Envolvidas também na organização estão as comissões de utentes de Vialonga, Póvoa e Forte, Alverca, Bom Sucesso e Arcena, Alhandra, Castanheira e Sobralinho.
O fecho parcial da Urgência de Pediatria tem sido justificado pela Unidade Local de Saúde com a redução do número de médicos na equipa de pediatria. Os responsáveis da ULS acreditam que poderá ser possível retomar o horário normal com o regresso de três médicas actualmente em licença de maternidade.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana