Utentes multiplicam iniciativas para reclamar médicos
O agravamento dos problemas de falta de resposta dos centros de saúde continua a motivar um conjunto alargado de iniciativas de organizações representativas dos utentes. Já nesta quarta-feira, representantes das organizações de utentes estarão no Palácio de Belém para convidar o Presidente da República a visitar as unidades de saúde da região.
Para os dias 29 e 6 de Dezembro estão marcadas concentrações em Vila Franca de Xira. No dia 29 (17h30) será a Associação de Utentes de Saúde de Vila Franca de Xira a promover uma concentração em frente do centro de saúde da sede de concelho, com o objectivo de reclamar medidas.
A iniciativa tem o apoio das restantes organizações dos concelhos de Alenquer, Azambuja, Benavente e Vila Franca envolvidas nestes protestos. Na véspera, segundo Pedro Gago, presidente da Comissão de Utentes da Castanheira e Cachoeiras, haverá uma reunião com a Câmara de Vila Franca de Xira.
Para a noite de dia 6 de Dezembro (18h30, está, entretanto, marcada uma concentração de utentes dos centros de saúde de Alverca e o Bom Sucesso e Arcena frente à Câmara de Vila Franca de Xira. A iniciativa tem, também, o apoio das restantes organizações de utentes da região.
No dia 30 de Setembro, as organizações de utentes da região entregaram uma moção e um abaixo-assinado no gabinete do primeiro-ministro mas, segundo Pedro Gago, “passados quase dois meses ainda não tivemos qualquer tipo de resposta. Já pedimos para o gabinete do primeiro-ministro que dêem resposta às questões que colocámos”, sublinha o dirigente da Comissão das Castanheira e Cachoeiras.
Entretanto, refere, as organizações de utentes elaboraram um postal de Natal, que alerta para o quadro gravíssimo de falta de médicos que se vive nesta região e que podem ser enviados pelos utentes ao primeiro-ministro António Costa.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana