Vila Franca tem caminhada pela Paz no dia 8
Um grupo de vila-franquenses promove, na noite de dia 8 de Março, uma Caminhada pela Paz. A iniciativa fará o percurso entre a praça de toiros e o cais de Vila Franca de Xira e culminará com uma vigília e com o lançamento de velas flutuantes (não poluentes) no Tejo. “Mais do que nunca devemos mostrar a nossa
solidariedade para com as mulheres, homens e crianças que vêem ameaçadas as suas vidas e a das suas famílias, que vêem ser destruídas as suas casas. Estaremos juntos em Vigília pelo respeito às vidas e aos direitos humanos”, sublinham as promotoras, Patrícia Almeida, Diana Monteiro Neves e Romana Lopes.
Frisando que o passado dia 24 “marca o primeiro dia da invasão da Ucrânia pela Rússia” e que, no dia 8 de Março, festeja-se o Dia Internacional da Mulher, explicam que decidiram “realizar, de forma simbólica, uma caminhada pelas mulheres e crianças vítimas de todas as acções de violência contra elas infligidas”.
A iniciativa denuncia em especial a situação das mulheres e crianças da Ucrânia que se “vêem obrigadas a sair da sua casa e a fugir do seu País nesta Guerra sem sentido, deixando para trás familiares, pais, avós e outras mulheres que tentam defender a sua Pátria e resistir às ocupações Russas”.
Com esta caminhada pretendem pedir paz e sensibilizar para as necessidades de apoio aos refugiados da Ucrânia.
Saiba mais nas edições impressas do Voz Ribatejana